Com o aumento da demanda por serviços de delivery nos últimos anos, o mercado se tornou cada vez mais competitivo. Para se destacar em meio a tantas opções, é preciso oferecer um diferencial que vá além da qualidade dos produtos e do atendimento. É aí que entra o plano de fidelidade uma excelente estratégia para delivery.
Um plano de fidelidade é um programa que oferece recompensas aos clientes que realizam compras frequentes ou atingem determinado valor de consumo. Essas recompensas podem ser descontos, brindes, acúmulo de pontos, entre outras. O objetivo é incentivar a fidelização dos clientes, aumentar a frequência de compra e, consequentemente, as vendas do delivery.
Mas por que um plano de fidelidade é importante? Além de incentivar a fidelização de clientes, um programa de fidelidade pode reduzir os custos com marketing e aumentar a rentabilidade do negócio. Afinal, manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo.
Então, como criar um plano de fidelidade para o seu delivery? Primeiro, é preciso definir os objetivos do programa como:
- aumentar as vendas;
- fidelizar clientes;
- aumentar a frequência de compra;
- entre outros.
Em seguida, é importante definir as recompensas que serão oferecidas aos clientes, levando em consideração o perfil do público-alvo e as margens de lucro do negócio. Também é necessário estabelecer as regras do programa, como a validade dos pontos e como os clientes podem resgatar as recompensas. Por fim, é fundamental comunicar o programa aos clientes e treinar a equipe de atendimento para explicar o programa aos clientes.
Existem muitos exemplos de programas de fidelidade bem-sucedidos para delivery. Algumas empresas oferecem descontos progressivos para os clientes que realizam compras frequentes, outras oferecem brindes exclusivos para quem atinge determinado valor de consumo, e outras ainda oferecem acúmulo de pontos que podem ser trocados por descontos ou brindes.
Criar um plano de fidelidade pode parecer um investimento alto, mas é importante lembrar que os benefícios a longo prazo superam os custos iniciais. Além disso, um programa de fidelidade pode ser um diferencial para o seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.
Se você ainda não tem um plano de fidelidade para o seu delivery, está na hora de começar a pensar em um. Identifique os objetivos do seu programa, defina as recompensas que serão oferecidas e as regras do programa, comunique aos seus clientes e treine a sua equipe. Com um plano de fidelidade bem-sucedido, você poderá fidelizar clientes, aumentar a frequência de compra e, consequentemente, aumentar as vendas do seu delivery.
Há… E se precisar de ajuda para criar um plano de fidelidade, conta com gente! 😉